Casal estrangeiro investe 1ME em Eco-resort em Vila Pouca de Aguiar
Empreendimento turístico sustentável fica localizado junto ao rio Tinhela, na aldeia de Reboredo, freguesia de Alfarela de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar.
A americana Holly Niemela e o francês Edouard Payen criaram um aldeamento ecológico em Vila Pouca de Aguiar, o Tinhela 610, com balneário de inspiração japonesa e sauna finlandesa a lenha. Instalado a 610 metros de altitude, este Eco-resort fica rodeado de natureza, e é composto por dois antigos moinhos e oito pequenos edifícios sustentáveis que incluem alojamento, serviços utilitários e de relaxamento.
Em “terra abençoada” este refúgio, perto de Tresminas, as antigas minas de ouro da época romana, foi inaugurado simbolicamente na sexta feira, 15 de setembro. "Agradeço ao casal por acreditar nesta terra, é o reconhecimento de “saber interpretar o nosso território”, sem estragar. Foi realizado um investimento importantíssimo para o concelho", revelou o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado.
O casal está há oito anos em Portugal e quer dar a conhecer este local às pessoas que vêm de todo o mundo. Dormi, banhar, nutrir e movimentar são os pilares deste projeto.
O primeiro funcionário do Tinhela 610 é Michael Vaz que tem a seu cargo a manutenção deste espaço de turismo de natureza. Na terra do ouro, entre os penhascos xistosos e os matos ribeirinhos, corre o rio Tinhela que transmite frescura e pureza, características fundamentais para atrair hóspedes que participem em retiros de natureza e bem-estar. O Tinhela 610 inclui plataforma para a prática de yoga e outras atividades físicas, sala de retiro espiritual, loja de produtos locais e áreas de permacultura e fruição da natureza. O empreendimento resulta de um investimento global de um milhão de euros, sendo comparticipado por fundos comunitários do Norte 2020.
16/09/2023 Jornalista: Sara Esteves Fotografias: CM Vila Pouca de Aguiar
Sociedade